ENVELHECIMENTO SAUDAVEL E QUALIDADE DE VIDA

envelhecimento saudável

Atualmente a expectativa de uma grande parte da população é sem duvida o envelhecimento saudavel!

Com o aumento da expectativa de vida os olhares se voltam para o presente. O que devo fazer hoje para ter um envelhecimento saudável?

Como será meu futuro com a chegada da idade? Terei qualidade de vida? minha memória estará saudavel? estarei andando ou carregado?

idoso cansado

Estes e outros questionamentos perturbam constantemente quando a idade vai aumentando.

Abordaremos aqui dois pontos, que considero de suma importancia para quem quer envelhecer saudável e ativo.

Primeiro ponto para quem quer ter um envelhecimento com qualidade de vida – Alimentação Saudável

Alimentação saudável

Todos sabemos que a maior fatia dos recursos para asaúde são gastos nos dois últimos anos de vida. Por outro lado é sabido que envelhecimento saudável e qualidade de vida está totalmente relacionado a qualidade da sua alimentação hoje.

Se queres desfrutar de excelente qualidade de vida no futuro com um envelhecimento saudável, comece agora a mudar os seus hábitos alimentares.

Alguém ousou dizer que “o ser humano é exatamente o que come” eu posso concordar com esta fala. Se você se nutre com qualidade, com certeza terá também um corpo saudável, uma coisa esta diretamente ligada a outra.

Alimentação equilibrada ajuda a prevenir e combater doenças da idade

Uma variedade de doenças podem ser combatidas com a mudança nos hábitos alimentares. É quase normal encontrar uma pessoa mais idosa que sofre com pressão alta, diabetes, obesidade e outros males. Sendo assim, controlar a rotina alimentar desde cedo é muito importante para uma saúde melhor.

Veja este artigo “Dicas de ouro para a mudança de hábitos”

 

O Segundo ponto importante para um envelhecimento saudável e com qualidade de vida – Prática de exercícios fisicos

A alimentação saudável e a prática regular de atividade fisica são ingredientes fundamentais para quem busca a longevidade com saúde e disposição.

Ninguém quer chegar aos noventa anos de cadeira de rodas ou com dificuldades para se locomover. É ai que a mudança hoje irá resultar na saúde futura.

exercicios de força feminino

Um estudo cientifico intitulado : Atividade Fisica – Uma necessidade para a boa saúde na terceira idade, diz o seguinte:
“Há uma diminuição no nível de atividade física com o envelhecimento e estudos mostram que a atividade física mais prevalente é a caminhada e o alongamento e exercícios de força entram em declínio com o avanço da idade. Estudos mostram a importância dos exercícios de força para a manutenção do equilíbrio, agilidade e da capacidade funcional dos idosos. Para manter a força muscular e o equilíbrio, importante realizar exercícios com pesos, de 2 a 4 vezes por semana, que estimulem a musculatura e auxiliem na manutenção da postura e do equilíbrio.” 
Compartilhar
  • Parabéns pelo excelente blog!

  • Thank you for being so helpful as a blogger and leader in the field.